Notícias

Mais de vinte ofícios solicitaram adequações em editais no ano passado

Documentos foram enviados principalmente para as prefeituras municipais e cobraram a inclusão de biomédicos em cargos ofertados

Monitorar editais de concursos públicos e processos seletivos tem sido uma atividade de rotina no CRBM-3. Durante o ano passado (2019), 22 ofícios foram enviados, a maioria para Prefeituras em Minas Gerais, cobrando adequações em editais. O objetivo é garantir a inserção de cargos de biomédicos na rede pública de saúde e também nas empresas privadas. O acompanhamento continuará em 2020.

"Em algumas Prefeituras revertemos o resultado em nosso favor", comemora Haylla Cavalcanti, gerente de Fiscalização do CRBM-3, que faz uma avaliação positiva dessas ações. Além de encaminhar ofícios solicitando a inclusão, faz-se um contato direto com a Comissão Organizadora do certame e o Conselho ainda orienta sobre a exigência de registro profissional para a atuação.

Os fiscais da terceira região têm colaborado bastante nessas ações, mas os biomédicos também podem contribuir nesse trabalho. Tão logo tomem conhecimento da divulgação de um processo seletivo ou concurso na área de saúde, mas que não contemple o biomédico, podem enviar email com o edital em anexo para o Conselho, que analisará o conteúdo e será tomada uma ação pertinente à situação.

"Ainda que esta não seja uma prerrogativa nossa, o CRBM-3 trabalha em apoio e pela valorização do profissional, sem deixar de lado a preocupação com a saúde da população que, necessariamente, passa pela presença do biomédico", reforça Renato Miguel, presidente do CRBM-3. (Imprensa CRBM-3)