Notícias

Ministério da Saúde orienta sobre Coronavírus

O Ministério da Saúde por meio de seu Comitê de Operações de Emergência (COE) está em constante contato com as secretarias de saúde dos estados para monitorar a situação e preparar a rede pública para o atendimento de possíveis casos no Brasil.

Todos os profissionais de saúde devem estar alerta. E em caso de suspeita solicitar a realização do exame para diagnóstico. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios com potencial de aerossolização (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do novo coronavírus.

As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra para análise de metagenômica, que é o estudo do material genético, sempre que ocorrer caso suspeito. Para saber mais leia: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus . (Imprensa CRBM-3)

Formas de Prevenção:
- Higienizar frequentemente as mãos
- Utilizar lençoes descartáveis para higienização nasal
- Cobrir o nariz e a boca antes de espirrar ou tossir
- Evitar tocar as mucosos dos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos, garrafas
- Manter o ambiente arejado e ventilado
- Evitar excessos de aglomerações e de pessoas com sintomas da doença
- Se apresentar sintomas parecidos com a gripe, febre, tosse e dificuldades para respirar buscar imediatamente ajuda médica, pois não existe medicação específica para o vírus.