Notícias

Parceria do CRBM-3 com Tampatas ajudou a castrar 86 animais

Projeto envolve os biomédicos e a comunidade local em prol do meio ambiente e da saúde animal

O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) abraçou o Projeto Tampatas em maio de 2019, quando aderiu à parceria, e tornou-se ponto de coleta de tampinhas plásticas. Entre maio e dezembro milhares delas foram deixadas pela comunidade na Sede, em Goiânia, e na Seccional do DF, em Brasília. O volume de 11.720 kg, coletado entre os parceiros no período, ajudou a castrar 86 cães e gatos abandonados nas ruas e ainda a plantar árvores.

O presidente do CRBM-3 Renato Pedreiro diz que é grande a satisfação em participar desse tipo de projeto, pois a Biomedicina pode atuar com análise ambiental e análise clínica veterinária, portanto tem responsabilidades e esta é uma das formas de demonstrar comprometimento.

O objetivo do projeto é coletar as tampinhas, vender para a reciclagem e reverter toda a renda em prol do meio ambiente. Para a idealizadora do Projeto Tampatas, Regina Célia Menezes, as milhares de tampinhas que chegaram do CRBM-3 ao longo dos meses engrossaram o volume vendido e ajudaram na meta. Ela agradece a parceria e convida a comunidade a aderir cada vez mais ao Tampatas descartando de forma correta o que, supostamente, iria para o lixo. O plástico é o maior e mais duradouro poluente da natureza.

Na Sede do CRBM-3, em Goiânia, e na Seccional de Brasília (DF) podem ser deixados todos os tipos de tampinhas plásticas: garrafas pet, medicamentos, produtos de limpeza, produtos alimentícios, caixas de suco ou leite, produtos de higiene e tampinhas de caneta, entre outras. Para 2020 a expectativa é ampliar o projeto para outras Seccionais e delegacias. (Imprensa CRBM-3)