Notícias

Diretoria do CRBM-3 faz balanço do primeiro ano de gestão

Gestores seguem cumprindo o projeto articulado há um ano. Uma das iniciativas foi a aproximação dos estudantes de Biomedicina com o CRBM-3.

PLENÁRIA DEZ.jpg1

(Foto da última Plenária do ano/dez.2019)

Ao longo de 2019, os conselheiros diretores titulares e suplentes do CRBM-3 estiveram voltados para ações previstas no Planejamento Estratégico elaborado pelos gestores que assumiram em janeiro de 2019. A aproximação entre estudantes de Biomedicina e o Conselho, e o reforço à fiscalização foram os pontos de atenção neste primeiro ano da administração.

Finalidade da instituição, a fiscalização alcançou patamares consideráveis este ano ao promover inspeções em localidades que antes não haviam sido fiscalizadas em Minas Gerais, o maior Estado da jurisdição, e inspecionar 100% dos estabelecimentos de saúde com biomédicos nas unidades administrativas do Distrito Federal.

Um reforço importante para o trabalho da Gerência de Fiscalização veio com os novos carros adquiridos por meio de licitação para atender aos fiscais biomédicos em Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Os veículos colaboram para a segurança e comodidade dos fiscais revertendo diretamente a favor das atividades de fiscalização.

Palestras

No início de cada semestre letivo, as cartas de boas vindas enviadas pelo presidente às turmas de calouros de Biomedicina chamaram atenção para o caminho a ser percorrido numa profissão que cresce cada dia mais e se mostra promissora, especialmente pelas novas habilitações.

“Atuamos em defesa da Biomedicina e é preciso que o nosso público, desde o estudante, que é trabalhador do futuro, ao profissional mais gabaritado entenda as nossas atribuições e formas de atuar, e isso só é possível com transparência e proximidade”, reforça o presidente Renato Pedreiro Miguel.

Trinta palestras foram ministradas pelos conselheiros diretores e/ou suplentes em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal em diferentes instituições de ensino públicas ou privadas. Muitas delas contaram com a participação do fiscal biomédico. Focados no conteúdo sobre as habilitações, mercado de trabalho e as atribuições do Conselho, esses encontros favorecem o entendimento daqueles que serão os futuros biomédicos.

Merecem destaque os dois congressos realizados no segundo semestre: 3º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste (CBCO), em Brasília; e II Congresso Mineiro de Biomedicina, em Belo Horizonte. Ambos obtiveram uma participação maciça dos estudantes de graduação e de pós-graduação, além da presença de profissionais e pesquisadores.

Concursos

Teve relevância também durante o ano de 2019, a luta pela inserção do cargo de Biomédico nos municípios, por meio de contatos e envio de ofícios para as Secretarias Municipais de Saúde. Ao todo foram remetidos 20 ofícios. Em alguns concursos públicos obtivemos êxito com a alteração do edital e inclusão do cargo de biomédico. Entre esses concursos, o da Prefeitura de Betim (MG).

A presença de conselheiros em eventos como Marcha dos Prefeitos, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Congresso Nacional de Municípios e visitas às prefeituras das capitais e do interior facilitou o entendimento da proposta em questão.

Ética

A Comissão de Ética também teve um ano bastante produtivo. Nas reuniões realizadas mensalmente ao longo de 2019, muitos processos foram analisados. A vice-presidente Roumayne Lopes Ferreira, uma das integrantes da comissão, explica que houve uma atualização dos processos julgados, pois alguns estavam em atraso. Roumayne lamenta o fato de alguns profissionais ainda insistirem em descumprir o Código de Ética, uma vez que este atribui direitos e deveres do exercício profissional biomédico.

A comissão elaborou um cronograma para que à medida que os processos forem entrando serem imediatamente julgados.

Entrevistas

Por muitas cidades pelas quais passaram, presidente e conselheiros concederam entrevistas em Tvs e rádios locais. Especialmente, nas cidades do interior, onde a penetração desse último tipo de veículo é considerável, a oportunidade serviu para disseminar informações sobre a Biomedicina e informar sobre a conduta do profissional biomédico.

Os artigos de opinião, num total de quatro títulos, também conquistaram espaço nos jornais impressos e on line de todos os Estados integrantes da terceira jurisdição. Os artigos na mídia, em geral, colaboram para que a sociedade tome conhecimento dos posicionamentos do CRBM-3 em assuntos pertinentes ou com relação direta à saúde da população. Também favorecem a divulgação das habilitações, já que em 2019 duas novas foram anexadas à formação biomédica – Gestão das Tecnologias em Saúde e Fisiologia do Esporte.

No segundo semestre de 2019, ocorreu a modernização do Site, com novos canais de informação como a Newsletter e o YouTube, como meio de estreitar a comunicação entre o Conselho e os biomédicos e destes com a sociedade.

Houve ainda a implantação do requerimento eletrônico com o objetivo de atender os biomédicos que não fizeram o Cartão de Identidade Profissional porque moram distantes das unidades de atendimento do CRBM-3. Pelo site já é possível verificar a documentação, enviar e programar para receber o documento. A novidade instituiu comodidade e tratamento igualitário.  (Imprensa CRBM-3)