Notícias

Diagnóstico por amostras de sangue identifica metais pesados no organismo

Exames clínicos ajudam na prevenção de doenças, já que esses elementos não são eliminados pelo corpo

Os metais pesados – mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, arsênio etc – são elementos que podem contaminar animais e vegetais. Justamente por isso quando lançados como resíduos no meio ambiente ou em contato direto com o homem podem provocar graves intoxicações.

O diagnóstico para a presença de metais pesados no organismo é simples: basta um exame de sangue, conforme explica Jhonathan Gonçalves Rocha, mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e primeiro secretário do CRBM-3.

A dosagem de cada metal é analisada individualmente. Se a configuração desses elementos no organismo for positiva, essas pessoas devem buscar um tratamento, já que os metais pesados não são eliminados pelo organismo e a presença no sangue pode provocar quadros de anemia, danos renais e ao sistema nervoso.

Lamentavelmente, o perigo pode estar bem perto. Lâmpadas fluorescentes, ainda muito utilizadas, ou uma bateria de celular, por exemplo, contêm mercúrio, e descartados de forma errada podem provocar intoxicações ou graves efeitos colaterais no organismo e ainda prejuízos para a natureza.

Por qualquer razão, quem manteve contato com esses elementos ou esteve em áreas como as de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, por exemplo, onde houve acidentes pelo rompimento de barragens pode solicitar ao médico o exame para ter avaliada a sua condição física, como forma de prevenção. (Imprensa CRBM-3)