Notícias

Docentes apresentarão Carta para solicitar adequação curricular ao MEC

Coordenadores de cursos de Biomedicina se reuniram durante congressos no DF e MG decidiram elaborar documento que será enviado ao MEC pelo CFBM

reuniaõ coordenadores

Dezenas de coordenadores de cursos de graduação em Biomedicina participaram do Encontro de Coordenadores realizado durante o Congresso Mineiro de Biomedicina e Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste, promovidos em Belo Horizonte e Brasília, respectivamente, com apoio do CRBM-3. A reunião teve uma pauta, especificamente, voltada para a atualização curricular e a adequação das metodologias de ensino.

Os coordenadores percebem a necessidade da reavaliação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), vigentes desde 2003. Para o grupo é premente a atualização dessas instruções. Outra demanda, trata-se da melhoria da matriz curricular do curso de Biomedicina, com aplicação de metodologias ativas de ensino, com o aluno no centro de produção do conhecimento. 

Congresso de Biomedicina 15.11.19 Tamires Martins Fotografia 118

Dos encontros foi acertado que os participantes vão elaborar um documento, uma espécie de carta, em conjunto com as Comissões de Ensino e Docência dos Conselhos Regionais de Biomedicina. O conteúdo pontuará cada solicitação e será enviado ao Conselho Federal de Biomedicina que, por sua vez, apresentará as demanda das instituições de ensino superior ao MEC.

Os docentes alinharam ainda a necessidade de reforçar entre os alunos as formas previstas na Legislação para obter as habilitações, orientado mais intensamente sobre o estágio de 500 horas ou a pós-graduação depois de concluído o curso de graduação. (Imprensa CRBM-3)