Notícias
Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimentos estéticos e de saúde
Publicado em 26/06/2024 - Última modificação em 26/06/2024 às 11h48
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral e estéticos. Conforme informações da Agência, permanecem autorizados os produtos devidamente regularizados junto à Anvisa nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas. Como não há produto a base de fenol regularizado na Anvisa com indicação para peeling, o procedimento fica proibido.
A Anvisa juntamente com as agência de vigilância municipais devem intensificar a fiscalização nos estabelecimentos de saúde e estéticos. Em comunicado, a Anvisa informou que a medida cautelar foi motivada por preocupações com os impactos negativos na saúde das pessoas e reflete o compromisso da Agência com a proteção à saúde da população brasileira.
Acesse a Resolução publicada no DOU, na data de 25 de junho através do çlink: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-2.384-de-24-de-junho-de-2024-567738401