Notícias

CLDF faz homenagem ao Dia do Biomédico

A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou o Dia do Biomédico em sessão solene no plenário na manhã desta terça-feira (21). A solenidade, organizada pelo deputado distrital Jorge Vianna – PSD/DF, reuniu aproximadamente trezentas pessoas. Durante o evento, os conselheiros do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) receberam uma merecida moção de louvor em reconhecimento ao trabalho prestado em prol da categoria biomédica. O autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), disse que a data “nos permite refletir sobre os avanços notáveis alcançados por essa profissão e sua inestimável contribuição para os serviços de saúde”. 

Ele citou a Lei 6.684/1979, que reconheceu e disciplinou a profissão de biomédico no País, profissional essencial para a área da saúde, especialmente nas atividades laboratoriais. O distrital reforçou: “É hora de reconhecer e aplaudir a dedicação dos profissionais que escolheram essa carreira. Cada avanço tecnológico e cada pesquisa inovadora são testemunhos do compromisso dos biomédicos com a humanidade”.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional do Conselho Federal de Biomedicina (CFB) demonstrando a robustez da profissão, que abarca cerca de duzentos mil biomédicos, oitocentos cursos, 150 mil acadêmicos, oitocentos cursos, mais de trinta habilitações, uma academia brasileira e uma escola nacional com atuação exclusiva, seis conselhos regionais e mais de trinta associações, além de federação nacional.

DNA de luta

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio José Cecchi, agradeceu a homenagem da CLDF à categoria, da qual 80% são mulheres, ao salientar o “DNA de luta” da profissão. Do mesmo modo, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Pedreiro Miguel, narrou a “história de lutas e desafios” nesses quarenta anos e assinalou a versatilidade da carreira.

Em nome da Secretaria de Saúde do DF, o biomédico Samuel Araújo Júnior, que trabalha no Hospital Regional de Samambaia, endossou o lema “DNA de luta”, que, segundo ele, ilustra bem a atuação dos biomédicos no DF no constante desafio de aumentar a representatividade e o número de profissionais na rede, posição corroborada pela vice-presidente do Sindicato dos Biomédicos do DF, Veralúcia Rodrigues.

Por sua vez, os novos espaços e recentes áreas de atuação dos biomédicos, como a tricologia capilar e a fisiologia do exercício, foram enfatizados pela presidente da Associação dos Biomédicos do DF, Aline Vesely, que defendeu a capacitação e a atualização profissional. Também ressaltou o aspecto multidisciplinar da profissão o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto.

Diversos biomédicos, como Homero Melo, se manifestaram a favor do fortalecimento da profissão no DF. Ainda durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em memória da biomédica Ana Paula Farias.

Para ver o vídeo acesse o linkhttps://www.youtube.com/watch?v=-VnqOEy00_s

Biomédico Honorário

Destacando o apoio significativo que o Deputado Jorge Vianna tem oferecido aos Biomédicos do Distrito Federal, o presidente do CFBM anunciou que recomendará à plenária a concessão do título de Biomédico Honorário ao deputado. Essa honraria é concedida a indivíduos que, mesmo não sendo graduados em Biomedicina, dedicam-se e apoiam as causas em favor da categoria. (CFBM)