Notícias

Importância da representatividade da Saúde no parlamento

Biomédicos devem se informar e validar os candidatos da mesma área de atuação

As eleições são oportunidades para aumentar essa representatividade em qualquer área. Por exemplo, na área da saúde. Ao eleger profissionais com formação em Biomedicina fica mais fácil lutar por benefícios coletivos para a categoria. Outra vantagem é ampliar o diálogo entre profissionais e os representantes do poder Legislativo e ainda garantir citações nos discursos parlamentares, o que gera visibilidade.

Qualquer cidadão, deputado ou comissão, entre outros podem propor uma lei. No caso dos cidadãos essa proposição ocorre através de iniciativa popular, que demanda alguns requisitos específicos (veja no link abaixo). Todos os projetos que almejam um dia ser uma lei devem ser debatidos nessas comissões. Daí a importância de entender os trâmites, que demandam sequências e prazos específicos.

Importante também se informar sobre os profissionais da sua área de atuação que são candidatos em todos os níveis da Federação. Participar do processo eleitoral destinando o voto a quem de direito pode representa-lo na sua área de atuação na saúde faz muita diferença quanto se trata de fortalecer a presença e a participação da categoria.

Nos últimos meses acompanhamos as notícias sobre a criação e aprovação de pisos salariais nacionais para diferentes categorias da área da saúde. A regulamentação de uma lei com esse conteúdo só foi possível porque no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), havia representatividade, ou seja, pessoas que defendiam os interesses de um grupo, categoria ou coletivo. (Imprensa CRBM-3)

Conforme o site da Câmara Federal, de forma simplificada, o projeto de lei segue o seguinte passo a passo:

processo

(Para saber mais acesse https://www.camara.leg.br/entenda-o-processo-legislativo/)