Notícias

Nota SMS Goiânia - Arbovirose/Notificações Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia detectou um aumento significativo nas notificações de dengue no município, a partir do final do ano de 2021. Outras doenças também correm o risco de ressurgimento, como a doença pelo vírus da Zika e a Febre Amarela.

Todas essas doenças, consideradas arboviroses urbanas estão associadas a um índice elevado de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, realidade vivida pelo município há alguns meses e que coincide com o período de aumento no índice de chuvas.

A SMS, através da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis monitora continuamente a ocorrência das arboviroses no município com a publicação do Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses, que é divulgado para a imprensa e unidades de saúde, além de ser disponibilizado no site da Prefeitura de Goiânia para toda a população.

Seguindo diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um fluxograma de orientação no atendimento a pacientes, com estadiamento clínico baseado na presença de sinais e sintomas de alarme e gravidade, denominado: “Dengue – Classificação de Risco e Manejo do Paciente”.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a notificação da ocorrência das arboviroses urbanas é obrigatória, segundo a “Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, presente na Portaria GM/MS nº 420, de 2 de Março de 2022.

A notificação imediata deve ser feita nos dias utéis (horário comercial) para (62) 3524-3381 e nos finais de semana, horário noturno e feriado para o plantão do CIEVS (62) 99689-7470 ou por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A notificação semanal, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira aqui a Classificação de Risco e Manejo do Paciente/MS