Notícias

Biomédica assume coordenação do LACEC – MT

A formação multidisciplinar do biomédico permite ao profissional atuar de forma diferenciada em diversas áreas, inclusive na gestão em Saúde. É o caso da biomédica Bruna Rafaela Carvalho Taques Fonseca, especialista em Patologia Clínica (análises clínicas), Auditoria em Serviços de Saúde, Saúde Pública e Saúde Coletiva (sanitarista).  Recentemente, ela assumiu a coordenação do Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), onde antes atuava como a responsável técnica por mais de quatro ano.

O Laboratório Central de Cuiabá, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (MT) é uma unidade de referência na realização de diversos exames laboratoriais para o diagnóstico de patologias clínicas, oferecendo dentre eles, exames imunológicos, hormonais, microbiológicos, hematológicos e outros exames voltados ao acompanhamento de diversas patologias.

Atende 121 unidades de saúde na atenção primária, secundária e terciária do município de Cuiabá, além de unidades prisionais, com a análise laboratorial. Também é referência no diagnóstico de Tuberculose, através dos exames de baciloscopia e teste rápido molecular (TRM) e no diagnóstico de Hanseníase através da coleta de linfa (raspado intradérmico) para a realização de baciloscopia de Hanseníase.

bruna taques(Foto: arquivo pessoal)

“Ter um profissional biomédico coordenando e gerenciando um laboratório público de análises clínicas é de extrema importância visto que além de contribuir para o desenvolvimento do estabelecimento na área burocrática, por exemplo: na elaboração de processos para compra de materiais e insumos laboratoriais, produção de relatórios em geral, promoção de ações e treinamentos, entre outros, ainda é capaz de auxiliar na parte técnica, juntamente com o Responsável Técnico, na coleta de materiais biológicos, elaboração de manual de boas práticas laboratoriais, POP's, na orientação aos pacientes e as unidades de saúde quanto aos mais variados assuntos relacionados a profissão”, pontua Bruna.

Recentemente, a profissional também foi aprovada no concurso da Saúde do município de Cuiabá com o cargo de Especialista em Saúde - Saúde Coletiva APS, de nível superior na área de saúde com especialização em Saúde Coletiva. Uma representatividade significativa para a categoria, visto que, segundo Bruna, atualmente, os profissionais biomédicos enfrentam muitas dificuldades em relação a garantia de vagas nos concursos públicos.

O CRBM-3 tem se empenhado em alterar essa realidade e intensificado a luta pelo aumento no número de vagas em concursos públicos. A biomédica alerta que o mercado de trabalho em Cuiabá (MT) exige cada vez mais qualificação dos profissionais, principalmente na área de análises clínicas, em que há uma maior procura por emprego, porém há poucas vagas disponíveis. Por isso, os profissionais que desejam se destacar devem investir em qualificação, buscar novas áreas de atuação, e se manter atualizados através de cursos de aperfeiçoamento e especializações. (Imprensa CRBM-3)