Notícias

Pesquisa de doutorado assinada pela vice-presidente do CRBM-3 tem como tema a resistência bacteriana

A vice-presidente do CRBM-3, Roumayne Lopes Ferreira, concluiu recentemente seu doutorado realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG). A tese  “Perfil Proteômico de Serratia marcescens Sm36 após desafio com Meropenem” pode ter um título complicado para aqueles com pouca familiaridade com o assunto. O objetivo, porém, é muito simples: explicar o porquê de algumas bactérias não responderem aos tratamentos com antimicrobianos através dos mecanismos de resistência como resposta às condições de estresse e aos estímulos ambientais.

“Minha pesquisa trará novos conhecimentos sobre a resistência microbiana e contribuirá com as ações em políticas públicas na saúde do país”, afirma Roumayne. Durante os quatro anos de estudo foram pesquisados o proteoma de uma linhagem de bactéria multirresistente, ou seja, o conjunto de proteínas que foram expressas após condições experimentais determinadas.

Os resultados contribuem na construção do conhecimento sobre as alterações metabólicas e fisiológicas do microrganismo que permitem a versatilidade e capacidade da bactéria sobreviver na presença do antibiótico. “É importante trabalhar o fortalecimento da política institucional quanto ao uso racional dos antimicrobianos no ambiente hospitalar, pela população e práticas agropecuárias, pois o uso indiscriminado dos fármacos tem sido um dos principais fatores para a seletividade das bactérias, contribuindo para o aumento da resistência aos antimicrobianos”, justifica.

A pesquisadora, que já incorpora os títulos de mestra em Ciências da Saúde e especialista em Microbiologia, destaca que os conhecimentos ofertados pelas áreas de microbiologia, bioquímica, biologia molecular e genética, além da vivência por ter trabalhado com diagnóstico laboratorial contribuíram muito para o melhor andamento dos trabalhos.

Ao longo do processo de doutorado houve desafios como a aquisição de alguns insumos para a realização dos experimentos e questões técnicas com o aparelho de Espectrometria de Massas, um instrumento essencial para o estudo. Isso sem falar sobre os aspectos pessoais - conciliar trabalho, família e disponibilidade de tempo para a realização dos experimentos da pesquisa. O conteúdo de parte da tese de doutorado está contido na palestra “O desafio da resistência bacteriana na atualidade”, que a profissional tem ministrado em diferentes eventos voltados aos biomédicos ou estudantes de Biomedicina por todo o Brasil.

A biomédica chama a atenção para a necessidade de mais investimentos do poder público em todos os serviços de saúde e laboratórios. “Quero enfatizar a necessidade de recursos para a aquisição tanto de insumos básicos quanto de técnicas moleculares de diagnóstico pelos Laboratórios de Referência Estadual (Lacen's) que muito contribuem com as medidas de prevenção e controle referentes às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde por microrganismos multirresistentes”, endossa. Afinal, a pesquisa beneficia a todos. (Imprensa CRBM-3).